Por que o sono é importante?
Muitas vezes não nos damos conta da importância de ter uma boa qualidade de sono e acabamos não fazendo com que ele se torne uma de nossas prioridades, consequentemente não obtemos todos os seus benefícios para nossa saúde física e mental.
Para os adultos, a maioria dos pesquisadores recomenda que tenham uma média de 7-8 horas de sono e regularidade nos horários de dormir e de acordar (incluindo no final de semana).
Quando não conseguimos manter uma boa noite de sono, no dia seguinte já sentimos os efeitos negativos. O rendimento nos estudos ou no trabalho não são os mesmos, já que a atenção e a motivação diminuem e o aprendizado fica comprometido. O humor sofre alterações e a ansiedade aumenta, também afetando as atividades ao longo do dia. O autocontrole e a capacidade de manter disciplina diminuem, sendo mais difícil manter uma dieta saudável e os treinos frequentes.
Se essa má qualidade do sono continuar por mais tempo, alguns problemas que podem surgir são: enfraquecimento do sistema imune, desenvolvimento de doenças neurodegenerativas (como Alzheimer), sintomas depressivos, hipertensão, diabetes, entre outros. Além disso, o excesso de horas dormindo também pode trazer danos: tanto a falta quanto o excesso estão relacionados ao aumento da mortalidade (independentemente da causa).
Em relação aos benefícios que o sono nos proporciona, pesquisas evidenciam que melhorar sua qualidade reduz a depressão, a ansiedade e o estresse. Anteriormente acreditava-se que transtornos mentais levavam a problemas para dormir, mas hoje percebe-se que o sono ruim pode contribuir para o início (não causar), recorrência e manutenção dos sintomas.
Sendo assim, o sono é um alvo viável de tratamento para aqueles que enfrentam alguma psicopatologia, independentemente da gravidade dela ou da presença de condições de saúde comórbidas. Outro benefício é que quem possui um sono de qualidade consegue regular suas emoções de uma forma mais adaptativa, ou seja, lidar com as emoções sem precisar recorrer a formas que podem ser prejudiciais ao bem-estar (ex. uso de drogas).
Além da importância da quantidade de horas dormidas, ciclos completos das fases do sono também são importantes para garantir o equilíbrio do organismo. No estágio 1, estamos sonolentos e ainda podemos ser facilmente despertados, já no estágio 2 a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai, sendo de uma profundidade intermediária. Em seguida, no estágio 3, inicia-se o sono profundo, que está relacionado a funções metabólicas e o hormônio do crescimento. No 4º estágio, chamado de sono REM (Rapid Eye Movement, em português Movimento Rápido dos Olhos), é que as memórias se consolidam favorecendo o aprendizado, além de ser o estágio em que acontecem os sonhos.
É reconhecendo a importância do sono que, quando iniciamos um processo de psicoterapia, o terapeuta faz perguntas sobre o nosso sono e, se for necessário, planeja intervenções com foco em melhorar a qualidade do nosso sono. Isso NÃO SIGNIFICA que só o seu sono será o suficiente para alcançar as mudanças que você quer, no entanto, com certeza terá um papel importante.
TERAPIA
Se torne a sua melhor versão
A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.