Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano Aaron T. Beck por volta de 1960, e atualmente é a forma de psicoterapia mais praticada no mundo, já que o tratamento tem produzido resultados positivos, rápidos e com efeitos duradouros.

Ela é baseada na ideia de que o pensamento das pessoas influencia suas emoções e comportamentos. Sendo assim, o terapeuta ajuda o paciente a analisar seus pensamentos e verificar se há alguma distorção neles, consequentemente mudando seu humor.

Na TCC, o paciente e o psicólogo devem ter uma boa aliança terapêutica, já que farão um trabalho em equipe para alcançar metas e tomar decisões. Outro ponto importante na terapia, é que o terapeuta saiba os valores e objetivos do paciente, ou seja, o que é importante para o mesmo e como ele quer que sua vida seja.

O terapeuta cognitivo-comportamental também tem um papel de educador, ensinando o processo da terapia para o cliente e habilidades que ele poderá utilizar fora das sessões. A TCC utiliza uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento, que são escolhidas pelo psicólogo dependendo da necessidade. Dessa forma, o planejamento da terapia é adaptado para cada paciente.

Referências:

Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado

TCC teoria e prática, 3ª ed.

Compartilhe

TERAPIA

Se torne a sua melhor versão

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.

Blog

Posts que você também pode gostar