O que está por trás da dificuldade para aceitar elogios?

Se você parou pra ler esse post… certamente você já sentiu dificuldade para aceitar um elogio, ou já se deparou com alguém que sente, né? Não é incomum para nós, psicólogos, encontrar pacientes assim na clínica.

Os elogios podem transmitir aprovação e, além disso, expectativas de que o comportamento elogiado ocorra novamente no futuro. Isso, por si só, para algumas pessoas pode ser bastante ameaçador, afinal de contas, a pessoa pode acreditar que não conseguirá fazer e, dessa maneira, irá decepcionar a pessoa que a elogiou. É esperado que, com essa história de aprendizado, tal pessoa sinta medo ao ser elogiada.

Para outras pessoas, no passado, um elogio foi seguido pela diminuição de apoio de quem elogiou (“agora você pode se virar sozinha") e isso acarretou prejuízos. Em outros casos, um elogio pode ter sido interpretado como negligência de todas as outras dificuldades que essa pessoa enfrenta e pode ser recebido com raiva.

Algumas pessoas podem estabelecer padrões excessivos e irreais para si mesmas e, com isso, qualquer elogio pode ser rejeitado por não se sentirem merecedoras (“qualquer um consegue fazer isso").

Enfim, a dificuldade em aceitar elogios pode acontecer por diversos motivos e esses motivos não devem ser presumidos, mas sim identificados a partir de uma análise detalhada. De qualquer maneira, esse é um comportamento que vale à pena ser trabalhado, afinal de contas, o elogio é um reforçador social extremamente utilizado e a pessoa que tem dificuldade em tirar proveito dele se encontrará em desvantagem.

Compartilhe

TERAPIA

Se torne a sua melhor versão

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.

Blog

Posts que você também pode gostar