O trabalho do psicólogo clínico
Quando se pensa na profissão de psicólogo, provavelmente a primeira cena que lhe vem à mente é um consultório com o terapeuta ouvindo seu paciente. Porém, seu papel vai além dessa escuta qualificada.
A princípio podemos citar alguns mitos sobre essa profissão, tais como: “o psicólogo lê a mente das pessoas” ou “o psicólogo dá conselhos”. A partir dessas crenças sociais percebe-se a necessidade de uma desmistificação da atuação.
O psicólogo clínico, na verdade, utiliza um conjunto de técnicas e conhecimentos científicos para poder compreender melhor seu paciente, intervindo com a finalidade de torná-lo capaz de enfrentar as dificuldades cotidianas.
Dessa forma, ele deverá estar em constante desenvolvimento pessoal, científico, técnico e ético, para oferecer um bom atendimento aos clientes. Vale ressaltar que seu trabalho não termina quando a sessão é encerrada, há um estudo da subjetividade daquele paciente e um planejamento para a sessão seguinte, além de supervisões, cursos e as burocracias do consultório.
Por fim, sua postura não será julgadora diante dos relatos trazidos, e sim de acolhimento, compreensão e respeito ao ser humano.
TERAPIA
Se torne a sua melhor versão
A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.