Relacionamentos abusivos: por que acontecem e como identificar
Nem sempre é fácil para alguns reconhecerem que estão em um relacionamento que não faz bem, podendo ser por causa de crenças que foram construídas ao longo de sua vida, levando-os a interpretar que estão em uma boa relação.
Por exemplo, em alguns casos um comportamento possessivo do companheiro pode ser interpretado como amor, já que “quem ama cuida”. Outras podem até perceber que o relacionamento não é bom, porém acreditam que o casamento é algo que elas devem querer, que deve ser mantido a qualquer custo, e que se divorciar pode ser considerado um fracasso.
Sendo assim, a cultura colabora para que essas crenças sejam mantidas, seja por meio de músicas, filmes ou novelas, que romantizam esses tipos de relacionamento, e como consequência eles são considerados naturais, gerando modelos e ideais de relacionamentos.
Alguns sinais para identificar um relacionamento não saudável são: quando o outro faz com que você se sinta culpada constantemente; faz chantagem até conseguir que você faça algo que não queria; te critica muito, abalando sua autoestima; ou vigia seus hábitos, conversas ou redes sociais.
Certamente é difícil sair de um relacionamento como este. Infelizmente não há dicas que tornem o processo mais fácil. Se for necessário, busque ajuda terapêutica para isso.
(Livro: Terapia de Esquemas para Casais)
TERAPIA
Se torne a sua melhor versão
A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.