Valores e Relacionamento

Ao longo da nossa vida aprendemos vários comportamentos para evitar sentimentos ruins, como gritar com alguém ao se sentir ameaçado. No entanto, essas estratégias podem acabar sendo prejudiciais aos nossos relacionamentos quando nos tornamos adultos. E não é algo fácil se livrar delas, envolve muita prática para adquirir novos hábitos.

Em um relacionamento, quando ambos erram e surgem os conflitos de nada ajuda criticar um ao outro. Nesses casos, a compaixão deve ser essencial, tanto por si mesmo como pelo outro. Ter compaixão por si mesmo significa entender como é difícil mudar velhos padrões e o quanto você merece mudá-los para conseguir o tipo de relacionamento desejado. Já a compaixão pelo parceiro significa entender como é difícil para ele mudar os velhos padrões e como ele merece ter um relacionamento mais íntimo com você.

Para começar a mudar velhos padrões e fortalecer o relacionamento, se pergunte: qual é a coisa mais importante em mim como pessoa? Provavelmente você possui várias qualidades, mas o que você considera o mais especial em você? Agora, qual é a coisa mais importante em você como parceiro?

Esta é uma questão fundamental em relação às coisas mais importantes em você como pessoa e parceiro: sempre que você trai seus valores (aquilo que considera mais importante), você se sente culpado. E essa culpa consequentemente pode levar às estratégias que prejudicam o relacionamento.

Por exemplo, se um de seus valores é ser um parceiro amoroso e você esquece o aniversário de casamento, você se sentirá culpado. A culpa é o resultado direto da distância entre aquilo em que você acredita e aquilo que você faz. Ela funciona como um alerta para te lembrar de que esteve distante do que considera importante.

Ir contra os seus valores leva a um estado de tensão, e a única maneira de voltar ao estado de calma e paz é sendo verdadeiro consigo mesmo, o que significa ser verdadeiro para com seus valores mais profundos.

Existem alguns passos para se manter fiel aos seus valores essenciais e que também ajudam a manter um bom relacionamento:

  • Melhorar: não há necessariamente de "consertar" o problema para se sentir melhor, basta fazer um pouco melhor.

  • Apreciar: significa admirar seu parceiro. A admiração deixa você se sentindo mais atento e vivo, aumentando o valor de sua própria vida quando aprecia seu parceiro de alguma maneira.

  • Conectar-se: significa preocupar-se de verdade com o que o outro está sentindo. Requer pelo menos uma compreensão intuitiva do sentimento do outro, junto com o conhecimento de que o bem-estar emocional dos dois está entrelaçado

  • Proteger: é ajudar o parceiro a se sentir melhor, seja por medo, ansiedade, ou culpa.

Agora pensando sobre os valores de seu parceiro, o que você acha que ele pensa que é a coisa mais importante nele como pessoa? O que você acha que seu parceiro pensa que é a coisa mais importante nele como parceiro?

É de extrema importância respeitar o que seu parceiro considera importante na vida dele. Se isso for uma prática regular, seu relacionamento não só vai melhorar como será transformado sem que sequer discutam sobre isso.

Reflita: será que estou agindo como a pessoa que mais quero ser? Será que estou sendo o parceiro que quero ser? Permanecer fiel a seus valores essenciais, independentemente do que seu parceiro faça, é o primeiro passo necessário para melhorar o relacionamento. Além disso, busque aprofundar sua compreensão da perspectiva do parceiro, para aceitar os valores dele.

Compartilhe

TERAPIA

Se torne a sua melhor versão

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo que você aprenda ferramentas e estratégias para alcançar uma melhora nos seus sintomas, desenvolva novas habilidades e adquira autonomia.

Blog

Posts que você também pode gostar